A aluna quarto ano do curso de engenharia da
Fundação Santo André Camila Pucci Couto, foi selecionada para estagiar na
siderúrgica indiana Tata Steel, com sede na cidade de IJmuiden, na Holanda. A estudante embarca para a Europa em fevereiro
para cumprir um estágio de 10 meses, como continuidade do trabalho, apresentado
em sua iniciação cientifica, financiado pelo CNPq. Este projeto simula as
condições de produção de aços Dual-Phase (DP) 600, que são mais leves e resistentes
em laboratório. Por se tratar de um projeto inédito, chamou a atenção da
multinacional que a convidou a estagiar na empresa.
Além do convite para estagiar na Holanda, a empresa da região do ABC General Motors, se interessou pelo projeto e a equipe de engenharia da GM trabalhou em conjunto com a estudante, com a possibilidade da utilização deste aço, em seus veículos. “Poderá ser lançado em breve pela empresa”, diz Camila.
A pesquisa foi realizada de agosto de 2012 e finalizada em agosto de 2013, com a orientação dos professores Dr. Marco Antônio Colosio e Dr. Edvaldo Luís Rossini, com o apoio do coordenador do curso de engenharia de Materiais, Dr. Lorenzo Micheli. Este trabalho foi apresentado no II Simpósio de Práticas Educativas da FSA/III Encontro PIBID FSA, que aconteceu em novembro.
De acordo com a estudante, o aço Dual-Phase (DP) 600 é um material novo, leve e resistente, e que não são aplicados na indústria automotiva brasileira. Ainda tem um custo alto, pois a produção deste material no país não chega a 15 %. Um dos motivos de interesse desta pesquisa, é que este aço é mais leve, considerado como um material ambiental ou “aço verde”, contribuindo para melhorar o meio ambiente.
O trabalho da estudante assegura em laboratório, aquilo que as siderúrgicas fazem em termos de desenvolvimento deste material. “É um aço que combina duas fases: uma macia e uma rígida que é responsável pela resistência que tem”, informou.
Camila informa que a oportunidade do estágio surgiu como resultado satisfatório do projeto de iniciação científica. Segundo ela, este aço possui elevada resistência mecânica, alta tenacidade e proporciona mais leveza e segurança ao condutor do veículo, principalmente em casos de acidentes. “Para melhor desenvolvimento do projeto tive a oportunidade de participar de simpósios e visitar as maiores siderúrgicas do Brasil”, relatou.
Em sua pesquisa, Camila visitou diversas siderúrgicas como a CSN unidades de Volta Redonda e Porto Real, no Rio de Janeiro, USIMINAS unidade de Ipatinga, em Minas Gerais, entre outras.
De acordo com Camila, a maioria das empresas automobilísticas, em alguns casos, já vem com este aço em alguns compartimentos do veículo, principalmente em travessas e colunas. “O intuito é fazer com as empresas ampliem o uso deste material, pela leveza e segurança”, afirma.
Estágio - A empresa Tata Steel, uma das mais importantes siderúrgicas europeias, atua fortemente do ramo de aços avançados de alta resistência no qual os aços DP fazem parte, e além do seu grande interesse de se instalar no Brasil, surgiu o convite para o estágio, para estudo da evolução microestrutural de aços DP em múltiplas linhas de recozimento. Segundo a estudante, um dos requisitos foi a proficiência do inglês para conquistar a vaga.
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