News
Loading...

Alunos de Engenharia da FSA desenvolvem robô humanoide

Os alunos do 5º ano de Engenharia Mecânica da Fundação Santo André desenvolveram um robô humanoide. Trata-se do primeiro protótipo do Núcleo de Robôs Humanoides da FAENG (Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel) e um dos pioneiros da região do ABC. O humanoide possui 17 motores inteligentes e um processador de 40 milhões de instruções por segundo. O robô será apresentado nesta sexta-feira, dia 13, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O projeto intitulado “Plataforma de Hardware para Desenvolvimento de Pesquisas em Robótica no Ambiente Educacional”, realizado pelos alunos Carlos Alberto Pedron, Henrique Pereira Machado, Natália Sava, Ricardo Hideki Kubo e Vinicius Rostichelly, orientados pelo diretor da unidade da FAENG, professor Mário Garcia.

O projeto se propõe a ser uma plataforma de robôs visando à formação de profissionais nesta área. É um instrumento com alta capacidade de processamento e faz parte do projeto que se iniciou no inicio de 2013 e terá a duração de 4 anos. “Neste primeiro ano foi desenvolvido toda a plataforma do robô, como o seu processador interno e com o software básico para a realização de alguns movimentos, como as movimentações de seus membros e o caminhar”, informou o professor Mário Garcia.

Os alunos realizaram 100% do desenvolvimento, desde o estudo teórico, como a comparação das plataformas, com robôs similares que participam mundialmente de competições, à construção mecânica e o desenvolvimento de toda a eletrônica. De acordo com o orientador, os alunos fizeram vários comparativos, até chegar ao resultado final. “O robô ainda não tem uma carenagem, que será desenvolvido nas etapas seguintes”, informou.


Nos próximos anos, outros alunos deverão desenvolver a programação e movimentos mais complexos, como correr ou pular, assim como a visão e a percepção sensorial. “A inteligência artificial e lógica fuzzy, são algumas das ferramentas computacionais que deverão ser aplicadas no projeto”, concluiu.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário